terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O mago fora da Copa?


Hoje Dunga convocou a seleção para o último teste antes da Copa do Mundo na África do Sul, evento mais esperado dos últimos quatro anos. Diante de grande expectativa em volta do retorno de Ronaldinho Gaúcho à seleção pentacampeão, o ex-capitão surpreendeu. Não o chamou. Chamou o mago Kleberson. Sim, este já chutou uma bola no travesssão em uma final de Copa do Mundo, porém, não chega aos pés de Ronaldinho.

Dunga sabe disso. Mas o técnico adora ousar chamando um jogador mediano, como é o caso de Elano e Gilberto Silva, insistências constantes do teimoso "anão". Porém, esses jogadores sabem como honrar a amarelinha da forma que o professor gosta. Boleiros humildes que vestem com muita lealdade o manto sagrado.

O grupo de Dunga não é espetacular, mas é constante.
O centro-avante principal não é e nunca foi taxado como grande craque, mas nunca deixou a desejar. O meio é bom, mas não é nenhum "quarteto fantástico". Porém jogam com amor à camisa, sem estrelismo e muita disposição. Seu time titular, Robinho à parte, é sério e guerreiro.

O técnico tem um ego enorme. Isso pode ter interferido na volta de Ronaldo Gaúcho. Mas não há do que reclamar. Com esse grupo, individualmente contestado, Dunga faturou a Copa das Confederações e raramente perde um jogo. A equipe é unida e joga coletivamente. Não chamar o craque rubro-negro pode ser um indício de que o professor tem receio do oba-oba. E justifica: " Ou estavam errados em 2006 ou estão errados agora". Com essa afirmativa, Dunga indica que está confiante com o grupo e que dificilmente um grande craque será recrutado no dia da convocação final.

Não há a menor dúvida de que o Gaúcho encantaria à toda população mundial, mas iria ele jogar o quanto se espera dele? Teria ele a determinação que os outros demonstram? Como Dunga não quis experimentar dessa vez, infelizmente não acredito em uma convocação de Ronaldinho na lista definitiva. Acredito que seria um grande "reforço", mas colocaria em xeque todo o trabalho de Dunga. Não contesto essa decisão do técnico.


PS.1: Nesse caso, não vejo equívoco. Mas em outros vejo, e graves. Miranda mostra um futebol constante e maduro há anos e nunca teve uma posição assegurada entre os 22. Já Luisão joga à nível mediano há anos e é sempre convocado. No gol, a posição de titular é incontestável, mas chamar Doni, reserva de outro brasileiro na Roma é exagero. Na lateral esquerda, André Santos é sempre manchete de jornais mundo afora, mas não creio que Dunga olha pra Turquia. Gilberto está velho, nunca foi genial, e têm jogado de meia. Kleberson. Um volante/meia que joga à um patamar abaixo de Hernanes, Lucas e Denílson(Arsenal).

P.S.2: E o Neymar? Poderia ser lembrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário